"A arte oferece-nos a única possibilidade de realizar o mais legitimo desejo da vida,
que é não ser apagado de todo pela morte" (Eça de Queiroz)

domingo, 10 de maio de 2009

A arte de uma brasileira na Arábia Saudita


São Paulo – Os quadros de uma artista plástica brasileira estão nas paredes de residências sauditas. Tânia Paupitz vende seus quadros em feiras e exposições no estado de Santa Catarina e entre os seus compradores já estiveram turistas da Arábia Saudita. As vendas foram feitas quando Tânia participava, entre os anos de 2004 e 2006, da Feira de Verão Ilha Shopping, no shopping do mesmo nome, em Florianópolis, capital do estado.
Os quadros de Tânia estão em oito países, entre eles Estados Unidos, Itália e França, além da Arábia Saudita. Elas são feitos com óleo sobre tela e na maioria ela usa a espátula. No acervo, a artista tem quadros que retratam paisagens e o cotidiano de Florianópolis e cidades européias. Mais recentemente começou a fazer trabalhos mais abstratos. Na verdade, uma mescla do estilo abstrato com o acadêmico.As telas com imagens da cidade onde nasceu, Florianópolis, na verdade, começaram a se feitas já no início da carreira e viraram marca de Tânia.
Lá pela metade da década de 90, com a realização de várias viagens internacionais, principalmente aos Estados Unidos e Europa, ela passou a pintar também as cidades visitadas nos locais de viagens. Fazia fotos ou então comprava cartão postal e fazia uma releitura.
Mas atualmente Tânia vem investindo na criação das imagens e nesta linha acabou lançando mão de um pouco do abstrato. Mas continua viajando.
A artista plástica não chegou a conhecer nenhum país árabe, mas tem vontade. O Marrocos, em função da sua tradição no mundo das artes, é um dos cobiçados. “Tenho curiosidade. Poderia trazer algo de interessante de lá para pintar”, afirma a artista.
Tânia, de 54 anos, vem de uma família de artistas. A mãe, o irmão, a avó paterna trabalham com arte. E entrou neste universo aos 18 anos, quando foi incentivada pela família a fazer aulas de pintura com uma professora particular. Foi assim que começou a pintar e vender seus quadros ocasionalmente. O hobby se tornou profissão em 1991, quando ela abriu um atelier, Armazém da Arte, em Florianópolis.
Além de dar aulas de pintura no local, ela também mantém lá uma galeria para visitas e vendas. Os seus quadros custam entre R$ 250 e R$ 1,8 mil. Tânia também participa de feiras e exposições e comercializa seus quadros em vários estados do Brasil, como São Paulo e Rio Grande do Sul, além do seu próprio estado, Santa Catarina.

Um comentário:

  1. Bons artigos, Você já ouviu falar do Sr. Benjamin, Email: lfdsloans@outlook.com --WhatsApp Contact: + 1-9893943740-- que trabalham com serviços de financiamento, me concedem um empréstimo de US $ 95.000,00 para iniciar o meu negócio e eu os pago anualmente há dois anos e ainda tenho dois anos restantes, embora goste de trabalhar com eles, porque eles são credores de empréstimos genuínos que podem lhe dar qualquer tipo de empréstimo.

    ResponderExcluir